Período Fetal

O período fetal começa 9 semanas após a fecundação e termina com o nascimento. Se caracteriza pelo rápido crescimento do corpo e diferenciação de tecidos e sistemas de órgãos.

Encontrei esse site (acima) muito útil, ele mostra direitnho cada etapa, traz figuras que vão nos ajudar a determinar a idade fetal.

http://www.ceunes.ufes.br/downloads/2/deboragradella-Aula%204-Per%C3%ADodo%20fetal.ppt#256,1,Período

http://www.assis.unesp.br/egalhard/desembr.htm

 

O período fetal está compreendido entre a 9ª semana e o nascimento.

 

 *Onfalocele: pode acontecer entre a 7ª e a 10ª semanas, é a herniação do intestino ou de outros órgãos abdominais através da raiz umbilical, a qual é coberta apenas pelo peritônio (membrana abdominal) e não pela pele. Uma onfalocele é uma anormalidade relativamente freqüente do neonato, que ocorre em aproximadamente 1 em 5.000 nascimentos. Os intestinos podem ser visualizados com facilidade, através da membrana peritoneal fina e translúcida.

onfaloceleonfalocele-2

 

 

  

 

*Síndrome de Kabuki: acontece na 11ª semana  http://www.kabukisyndrome.com/portuguese/port_kabuki.html

kabuki2kabuki

 

 

 

 

Reflexão

É muito legal ver o quanto estamos evoluindo, parar e pensar no que aprendi já nesse 1º ano de medicina… já sei analisar um feto e pelas suas características determinar sua idade!! Isso pra mim está sendo o máxio, uma das minhas tias está grávida do seu 2º filho, o 1º que é o Diogo ( 1 ano e meio) é a minha paixão!! Não vejo a hora de ir paro o MT de férias para vê-lo, quando estou lá não fico sem ele, o pego de manhã e só o levo para casa dele ao anoitecer, quando eu chegar lá em dezembro o irmaozinho do Diogo já vai ter nascido, mas enquanto ele não nasce eu fico estudando as caracteristicas dos fetos e fico pensando como ele está, se está tudo bem, se não ocorreu nada de errado, cada vez que ligo lá e me falam que nos exames esstá tudo certo agradeço a Deus, depois de ver que podem ocorrer malformações, erros nesse período parece que vai acontecer sempre, mas ele está ótimo!

atgaaadxdia5dykiekd3fc-j5a6jwxozuhjs-abel0okev1mvx3c7nietcm3syggjg7vnj329n5_3-rttvp2_8ahjeyhajtu9vbj5ezxkt_bsuwlvdgjcygcljyvpw

Esse é o Diogo!  Estamos ansiosos esperando a chegada do irmaozinho, acho que será Renan, mas queria que fosse Bruno (não é puxa saco, é de verdade) hahahahaha

 

 

Fontes: Moore Persaud, Embriologia Clínica, 7ª ediçao

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: