2ª Semana gestacional

   A rápida proliferação e diferenciação do trofoblasto são características importantes da segunda semana do desenvolvimento. Estes processos ocorrem durante a implantação do blastocisto.

   As várias alterações endometriais resultantes da adaptação dos tecidos endometriais à implantação do blastocisto são conhecidas coletivamente como reação decidual.

   Ao mesmo tempo, forma-se o saco vitelino primário, e o mesoderma extra-embrionário cresce a partir do citotrofoblasto. O celoma extra-embrionário se forma a partir dos espaços que se desenvolvem no mesoderma extra-embrionário. Esse celoma torna-se a cavidade coriônica. O saco vitelino primário vai diminuindo gradativaente, enquanto o saco vitelino secundário cresce.

Enquanto essas mudanças extra-embrionárias ocorrem, os seguintes desenvolvimentos são reconhecíveis:

1- aparece a cavidade amniótica como um espaço entre o citotrofoblasto e a massa celular interna;

2- a massa celular interna diferencia-se num disco embrionário bilaminar, consistindo no epiblasto, relacionado com a cavidade amniótica, e no hipoblasto, adjacente à cavidade blastocística; 

3- a placa pré-cordial desenvolve-se como um espessamento localizado do hipoblasto, indicando a futura região cranial do embrião e o futuro sítio da boca.

 

 

 Ovo cego
   O mesmo que gravidez anembrionária, ou seja, gravidez com saco gestacional, porém sem embrião e o resultado geralmente é um aborto espontâneo. O ovo cego ocorre quando o trofoblasto adere no endométrio, sendo que o que deveria implantar no endométrio é o embrioblasto. Ocorrem vários casos onde o embrião não é visualizado em um ou dois ultra-sons e no terceiro aparece.  Desde que a gestante não tenha sangramentos ou cólicas fortes, a melhor resolução é esperar.

 

Líquido Amniótico

   Funções: Proteção mecânica, regulação térmica, hidratação, nutrição (trocas pela pele antes que tenha queratina), permitir desenvolvimento simétrico, indutor morfogênico, proteje da membrana amniótica.

 Em relação à dinâmica do Líqüido amniótico: a maior fonte de líqüido amniótico na 2º metade da gestação é a urina fetal; a idade gestacional exerce influência significativa sobre o volume de líqüido amniótico; o volume de aumenta progressivamente durante a gestação até alcançar valores máximos por volta de 36-37 semanas; as variações do volume  são determinadas pelas trocas de água e solutos através das membranas, pela produção da urina fetal, além de pulmões e tubo digestivo, entre outros.

   O volume de líquido amniótico alcança seu maior valor quando a gestante atinge: o termo (o maior volume é atingido com 38 semanas).

   A pressão hidrostática do líquido amniótico é importante no desenvolvimento do pulmão fetal.

 

 

 Oligodrâmnio

   Oligodrâmnio pode causar hipoplasia pulmonar fetal (a distensão pulmonar fetal é causada pelo líquido amniótico e é indispensável a boa formação dos pulmões).

 Polidrâmnio

   Polidrâmnio na gestante diabética: pode ser causado pela poliúria fetal. 

    Ocorre em acrania, síndrome de Down, etc. 

 

  Âmnio Nodoso

   O âmnio nodoso é visto em associação com agenesia renal.

 Bandra ou brida amniótica

  Bandas amnióticas são produzidas por ruptura amniótica primária com aprisionamento de partes fetais, principalmente membros, em faixas fibróticas da membrana amniótica, causando formação de constrições em anel, sindactilia, amputação de partes fetais, fissuras faciais e deformidades em parede abdominal ou torácica, ocorrendo numa frequência de 1:15.000 – 1:45.000 nascimentos. As bandas constritivas dos membros podem ser removidas e o defeito causado reparado através de procedimentos cirúrgicos da cirurgia plástica.

*Fontes : http://www.cynara.com.br/embriologia.htm#segunsem

              http://www.scielo.br/pdf/rbgo/v20n2/a05v20n2.pdf

              http://www.tudoresidenciamedica.hpg.ig.com.br/polidramniooligodramnio.htm

              http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061006132953AAVohCZ

              http://www.hse.rj.saude.gov.br/profissional/revista/36c/oral29.asp

**Bem, essa aula foi extremamente clara, não tive dúvidas e nem fiquei sem entender alguma parte, mas encontrei na internet sites que falavam do âmnio nodoso, e não entendi do que se trata.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: